Editorial
 

A maturação de um projeto


Caro colega cardiologista,

Um projeto começa sempre por um sonho. Este se transforma numa ideia, depois num projeto inicial que se forma e se matura. As transformações ao longo deste curso só não farão o projeto se perder se seus criadores não deixarem de buscar a todo momento o objetivo inicial e este é o maior desafio.

Com o Cardiosource em Português, o caminho não foi diferente. O sonho dos seus fundadores sempre foi melhorar a qualidade da prática do cardiologista no consultório ou no hospital, derramar os conhecimentos formados e adquiridos nas universidades e centros de pesquisa de todo o mundo para a beira do leito, para os receituários e prescrições em qualquer parte do Brasil. Em 2009, o sonho se transformou na ideia de uma ferramenta que chegasse a todos os lugares, levando atualizações de qualidade para os cardiologistas que não tem acesso aos melhores periódicos ou congressos da cardiologia mundial. A ideia se operacionalizou através do projeto, na internet, de um site de atualizações em cardiologia e da cobertura dos maiores eventos científicos da cardiologia mundial. Surgiram, assim, em dezembro de 2009, o Cardiosource em Português e o Programa de Cobertura Online.

Desde então, os desafios inerentes a esse projeto tão ambicioso são grandes. A difusão de conhecimento de qualidade de maneira isenta não é o mais difícil, mas sermos conhecidos por esta qualidade e por esta isenção, esta sim, é uma tarefa hercúlea. Da mesma forma, a representação de todo o Brasil e suas diferenças de cultura e estrutura também é uma questão de horna para nós. E manter o fôlego do início e ganhar a serenidade do auge tem gasto grande parte dos nossos esforços.
 
Apesar de todas as dificuldades, temos conseguido superar todos os desafios e o projeto alcançou suas metas com enorme sucesso. Hoje, a sociedade cardiológica dispõe de um portal com informações atualizadas de alta qualidade e os 40 mil acessos mensais, com 80 mil páginas vistas, do Cardiosource em Português nos prova isso. O patrocínio de todos os 25 congressos cobertos pelo Programa de Cobertura Online nos últimos 5 anos por indústrias farmacêuticas, sociedades regionais e departamentos de subespecialidades da cardiologia demonstra o sucesso do projeto. Todos os cardiologistas engajados no projeto, de seis estados e quarto regiões do Brasil, tem sido chamados para levar as novidades da cardiologia em congressos e aulas em várias partes do país.

Mas o que mais nos mostra que o caminho está certo são os feed-backs dos cardiologistas, desde os diretores de grandes serviços até os cardiologistas dos ambulatórios públicos ou consultórios privados de todo o Brasil. Quando ouvimos dos cardiologistas de consultório que fomos responsáveis por ajudá-los a resolver um caso difícil, de residentes de cardiologia que somos a ferramenta de atualização para a preparação de aulas e sessões clínicas ou dos coordenadores de serviços que ajudamos a implementar novos protocolos assistenciais, temos a plena convicção que o sonho está se tornando um projeto maduro. Esse era exatamente o nosso sonho.

Um cordial abraço,

Dr. Roberto Rocha Giraldez
Editor-chefe
Cardiosource em Português
Dr. Bruno Paolino
Co-editor
Cardiosource em Português



 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br