Uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Cardiologia e o Research on Research Group/Duke University
Inicialmente criado para pesquisadores da Duke University Medical Center (EUA), o Research Coaching Program agora é desenvolvido em diversos outros países do mundo. No Brasil, o programa será realizado por meio de uma parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC - e a Duke University, especificamente com um grupo de pesquisa denominado Research on Research Network, o qual é reconhecido por seus trabalhos na área de processos de pesquisa científica.
Veja Mais:
No link abaixo, pode ser acessado todo o material do programa.
Objetivo
Estabelecer um programa de treinamento em pesquisa clínica de âmbito nacional, para pesquisadores de centros brasileiros de cardiologia, tornando-os aptos a fazer a transição de uma idéia de pesquisa a um manuscrito científico publicado em revistas de alto fator de impacto, propostas de financiamento e patentes.
Equipe Coordenadora Nacional
International Coordinator: Prof. Ricardo Pietrobon (EUA), pietr007@gmail.com
National Coordinator: Prof. Lucia C. Pellanda (Brasil), lupellanda@gmail.com
National Manager: Karlyse C. Belli (Brasil), karlyse@gmail.com
National Submanagers: Clarissa G. Rodrigues (Brasil e EUA), Claudia C. Cesa (Brasil), Vinicius F. David (Brasil).
A organização nacional do programa vem sendo conduzida pelos pesquisadores descritos acima, os quais são responsáveis pela estrutura, organização e suporte do Programa no Brasil. A equipe foi treinada por uma rede internacional de pesquisadores especializados em processos de pesquisa do Grupo Research on Research Network e vem trabalhando com as plataformas há mais de dois anos, nos quais a equipe é responsável por conduzir o treinamento dos centros de cardiologia no Brasil. O grupo está em permanente atualização, participando de workshops e conferências nacionais e internacionais, diariamente.
Como funciona
Agora em 2012, o programa pretende envolver ainda mais centros de pesquisa em cardiologia no Brasil, os quais irão receber o treinamento diretamente da equipe coordenadora nacional, apoiados pela rede internacional de pesquisadores do grupo Research on Research Network. Cada centro envolvido recebe um treinamento de oito módulos semanais, compostos por conteúdos no formato de texto e vídeo, associados a exercícios e problemas a serem resolvidos pelos participantes treinados. Todo o material é enviado online e todas as reuniões também são realizadas em ambiente virtual. Os pesquisadores participam de reuniões semanais com a comissão coordenadora para sanar dúvidas e verificar seu desempenho em cada módulo. O treinamento é composto por cinco plataformas principais de pesquisa: comunicação online, formulação da questão de pesquisa, revisão da literatura, escrita científica e análise estatística.
Trata-se de um processo dinâmico, no qual os pesquisadores deverão sistematicamente percorrer cada módulo. Os pesquisadores que completarem todos os oito módulos, dentro dos prazos previstos e com desempenho satisfatório serão convidados a passar para uma segunda fase de treinamento envolvendo projetos de pesquisa ligados a sua instituição e/ou a instituições internacionais.
Maiores informações podem ser obtidas no vídeo armazenado na página principal do site do Reserach on Research Network: http://researchonresearch.duhs.duke.edu/
Metas e resultados esperados
As metas e resultados esperados pelo Research Coaching Program podem ser divididos em três níveis:
Localmente: identificar pesquisadores que se destacam nas etapas do treinamento e envolver estes pesquisadores em projetos de pesquisa vinculados as suas instituições e/ou instituições internacionais.
Nacionalmente: favorecer a troca de informações e padronizações, uma vez que todos os centros envolvidos são treinados utilizando as mesmas plataformas de pesquisa; resultando na formação de uma rede de pesquisa em cardiologia no Brasil, especializada em cardiologia e altamente treinada em processos de pesquisa, ao mesmo tempo.
Internacionalmente: o Research Coaching Program está estabelecido em diversos países do mundo e todos os centros envolvidos são treinados utilizando as mesmas plataformas de pesquisa. Dessa forma, gerando uma rede internacional de pesquisa envolvendo coordenadores e centros altamente treinados, resultando em aumento da troca de informação referente à pesquisa em âmbito internacional, melhora da qualidade dos estudos realizados, favorecendo ao aumento da qualidade e consequentemente da confiabilidade das evidências geradas.
O programa está no seu segundo ano e tem por objetivo aumentar a rede de pesquisa em Cardiologia que foi estabelecida em 2011, ampliando as atividades nos centros previamente incluídos e capacitando novos centros a participar das colaborações nacionais e internacionais.
Para maiores esclarecimentos, sinta-se a vontade para entrar em contato com a Equipe Coordenadora do Programa.
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2010 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | tecnologia@cardiol.br