Notícias
 

Secretaria de Saúde de São Paulo e SOCESP divulgam os resultados do I Mutirão de Avaliação de Risco Cardiovascular


Foi realizado em São Paulo e Campinas o primeiro Mutirão de Avaliação de Risco Cardiovascular, promovido pela Secretaria da Saúde e pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Esta ação evidenciou que três em cada quatro paulistas possuem pelo menos 3 fatores de risco para doença cardiovascular. O evento foi realizado em junho e julho de 2009, com pacientes que passaram por unidades básicas de saúde (UBS), hospitais e postos de saúde destas cidades, e contou com a participação de quase cem mil pessoas (97.502 pacientes).
 
Entre os fatores de risco cardiovascular considerados pelo levantamento estavam tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, sedentarismo e estresse. Foram coletadas medidas de circunferência abdominal, pressão arterial, peso e altura. Também foi questionado aos participantes sobre hábitos alimentares e realização de atividades físicas.

Este estudo apontou que 26% da população têm risco moderado, 39% têm baixo risco e 33% têm alto risco de doença cardiovascular. Os principais fatores de risco demonstrados foram obesidade, sedentarismo e dieta inadequada. Na avaliação de subpopulações, pessoas do sexo masculino (32.915) tiveram maior risco cardiovascular, sendo 42% de alto risco, 23% de risco moderado e 33% de baixo risco. Já entre as mulheres (64.587), 29% apresentavam alto risco, 28% risco moderado e 42% baixo risco cardiovascular.
 
O coordenador do Mutirão e diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SOCESP, Dr. Álvaro Avezum, explica que os números são surpreendentes e que é preciso uma conscientização da população para reverter as estatísticas que colocam o Brasil como um dos países com maior incidência de doenças cardiovasculares.

Fontes: SOCESP
             Secretária de Saúde do Estado de São Paulo

Autor: Dr.Ricardo C. Moraes.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br