Notícias
 

Relação genética entre Degeneração cerebral e Obesidade


Um estudo publicado recentemente na revista Proceedings of the National Academy of Sciences demonstrou que um gene relacionado à obesidade está também associado a atrofia e degeneração cerebral.

Este estudo avaliou 206 pacientes idosos e saudáveis e, através de um mapeamento cerebral em três dimensões, demonstrou que pacientes portadores de uma sequência específica de DNA, localizada dentro do gene associado a massa gorda e obesidade (FTO), apresentavam um padrão de volume cerebral reduzido.

Estudos prévios demonstraram que este alelo está associado a valores maiores que os da média de circunferência abdominal e de altura, estando presente em 46% dos europeus ocidentais e centrais e em 16% dos asiáticos.

Os neurocientistas relatam que ainda não foi possível determinar se a influência genética dessa sequência está entre os fatores determinantes da obesidade. Porém, os pesquisadores apontam que essa variante genética pode contribuir com a degeneração cerebral, independentemente da influência sobre a massa corporal e sobre o peso dos portadores desse alelo.

Referência: A commonly carried allele of the obesity-related FTO gene is associated with reduced brain volume in healthy elderly Paul Thompson et al. PNAS 107, 8404-8409 (www.pnas.org).

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br