Notícias
 

Alimentação e risco de doenças cardiovasculares

Foi publicada recentemente uma meta-análise de estudos observacionais1 que demonstrou a relação entre o consumo de carnes processadas (hambúrguer e cachorro-quente) e o aumento do risco de doença arterial coronariana (DAC) e de diabetes.
 
Os autores realizaram uma metanálise de estudos que avaliaram a associação entre o consumo de carne e o risco de DAC, acidente vascular cerebral (AVC) e diabetes. Foram incluídos 17 estudos de coorte e três de caso-controle. O consumo de carne bovina vermelha (não processada) não foi associado a aumento do risco de DAC ou de diabetes. Entretanto, o consumo de carne processada (porção de 50 g/dia) foi associado a aumento de 42% no risco de DAC (RR 1,42; IC 95% 1,07–1,89) e de 19% no risco de diabetes (RR 1,19; IC 95% 1,11–1,27). Não foi demonstrada associação entre o consumo de carne (vermelha ou processada) e risco de AVC.

Estes achados, em conjunto com os resultados de outros estudos publicados recentemente que avaliaram o consumo de bebidas adoçadas artificialmente2, a ingestão de sal e de conservantes, acrescentam informações importantes a respeito do risco cardiovascular de determinados alimentos industrializados. Eles contribuem para que o médico possa orientar melhor os pacientes em relação aos cuidados dietéticos necessários.
 
Referências:
1. Micha R, Wallace SK, Mozaffarian D.et al. Red and processed meat consumption and risk of incident coronary heart disease, stroke, and diabetes mellitus: a systematic review and meta-analysis. Circulation. 2010 Jun 1;121(21):2271-83.
2. Chen L, Caballero B, Mitchell DC, et al. Reducing Consumption of Sugar-Sweetened Beverages Is Associated With Reduced Blood Pressure: A Prospective Study Among United States Adults Circulation 2010;121:2398-2406.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br