Notícias
 

Número de fumantes no Brasil cai 30% nos últimos anos

Autor: Dr. Bruno Biselli

Nos últimos 9 anos, o número de fumantes no Brasil caiu 30,7%, segundo o Ministério da Saúde (MS). Atualmente, estima-se que cerca de 10,8% dos brasileiros adultos fume. Esta taxa, no final da década de 80, era de 34%.
 
Essa redução expressiva do número de fumantes foi comemorada e creditada à politica de controle ao tabagismo implementada nos últimos anos no país. Dentre as medidas, o aumento de impostos sobre o tabaco e a proibição de propagandas e do uso de cigarro em locais fechados parecem ter sido fundamentais na queda do número de tabagistas. Apesar desses números expressivos, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta para uma tendência de aumento do consumo de cigarro ilegal no país. O comércio ilícito torna o cigarro mais acessível para pessoas de baixa renda e menores de 18 anos comprometendo os resultados da politica de controle ao tabagismo.

A diminuição do número de fumantes é uma mudança importante para a diminuição de casos de doenças cardiovasculares, pulmonares crônicas e câncer de pulmão. A OMS considera o tabagismo ativo e passivo como a primeira e terceira causa de morte evitável respectivamente com mais de 6 milhões de mortes no mundo anualmente. No Brasil, o MS estima que o tabagismo seja responsável por cerca de 200 mil mortes por ano e que 10% das mortes por doenças cardiovasculares são relacionadas ao tabagismo.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br