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Exame do CREMESP reprova mais da metade dos médicos recém-formados
Comentário: Dra Glaucylara Reis Geovanini
O exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) foi implantado com o objetivo de avaliar a qualidade da formação do médico recém-formado nas instituições de ensino médico do Estado. Apartir de 2015, a participação no exame do Cremesp passou a ser critério para acesso a programas de Residência Médica e também participação em concursos públicos para Estado e Município. Segundo a fundação Carlos Chagas, órgão que elaborou a prova, a tabela 1 mostra resultados dos últimos 10 anos.
A avaliação teve 120 questões objetivas de múltipla escolha abrangendo nove áreas básicas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Mental, Epidemiologia, Ciências Básicas e Bioética. O resultado é considerado insatisfatório se abaixo de 60% por conteúdo. Veja o quadro 3 com média de notas por conteúdo. 7 das 9 áreas receberam resultado insatisfatório.
O Cremesp lançou site educativo com cursos online gratuitos aos participantes do Exame 2016 com nota inferior a 6
(www.cremespeducacao.org.br). E em agosto de 2017, o Cremesp inicia o programa de Avaliação Periódica do Ensino Médico (APEM) que será aplicado aos alunos de 3 e 5 anos.
O APEM foi desenvolvido em parceria com o National Board of Medical Examiners (NBME), dos Estados Unidos, que é uma instituição independente que avalia o conhecimento médico em 3
etapas (“3 steps”) de estudantes de medicina do Estados Unidos e Canadá.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) realizou o primeiro exame em 2016 e, de agora em diante, será obrigatório para obter o registro naquele Estado.
Todos os esforços para avaliação são um avanço para nossa sociedade. No entanto, a legislação proibindo abrir novas instituições de ensino médico devem ser mais energéticas, visto que
as já abertas precisam de melhorias, como demosntrado pelas notas abaixo do índice de aprovação. Além disso, a avaliação periódica tem mais benefícios, visto que ainda em formação,
o estudante pode reconhecer os pontos fracos e emepenhar para melhorias.
Fonte:
www.cremesp.org.br