Notícias
 

Congresso Brasileiro de Cardiologia premia melhor trabalho científico

Durante o 65º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que aconteceu em setembro de 2010 em Belo Horizonte, MG, foram apresentados 1.185 temas livres, submetidos de diversas instituições de todo o Brasil.

Após avaliação do comitê científico do congresso, o prêmio de melhor tema-livre foi concedido ao trabalho intitulado "Eco estresse em modelo experimental de bandagem ajustável do tronco pulmonar", desenvolvido pela equipe de cirurgia pediátrica do Instituto do Coração de São Paulo (Incor) sob coordenação do Prof. Renato Assad e apresentado pelo Dr. Gustavo Favaro, cardiopediatra especializado em ecocardiografia pediátrica.

O estudo demonstrou a superioridade funcional da sobrecarga sistólica intermitente no desenvolvimento da hipertrofia aguda do ventrículo subpulmonar. O potencial de aplicação clínica consiste no retreinamento ventricular dos bebês portadores de transposição das grandes artérias, submetidos à correção cirúrgica em duas etapas.

O Cardiosource em Português parabeniza os autores do estudo e aproveita mais uma vez para estimular o desenvolvimento da pesquisa científica nacional!

Clique aqui e leia o resumo do artigo.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br