Notícias
 

Associação entre xantelasma e aumento de infarto

Um grande estudo dinamarquês apresentado no último dia do Congresso da AHA em Chicago correlacionou a presença de xantelasmas, bolsas amarelas compostas de células espumosas localizadas nas pálpebras, com o aumento importante do risco de aterosclerose e IAM.

Mesmo após ajuste para os fatores de risco tradicionais, como a presença de dislipidemia, a ocorrência do desfecho combinado de mortalidade e doença isquêmica do coração nos portadores de xantelasma foi maior (51%) comparada aos não portadores (40%). Analisada de forma isolada, a presença de xantelasma foi associada a aumento de 17% na mortalidade neste grupo de pacientes.

Uma informação interessante do estudo é que 50% dos indivíduos portadores de xantelasma apresentavam níveis de colesterol normais.

Pesquisas realizadas anteriormente sugerem que o mecanismo de formação xantelasma é semelhante ao ocorrido nas artérias coronárias. Desta forma a deposição de colesterol isoladamente não explicaria o surgimento e a progressão de ambas as doenças. Talvez a presença da lesão dermatológica possa funcionar um marcador cutêneo de doença aterosclerótica. Para que isto seja comprovado, entretanto, mais estudos neste campo são necessários.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br