Notícias
 

Especialistas tentam aumentar aderência às prescrições médicas

“Tomar 1 cp VO 2x por dia”. De acordo com um estudo realizado na Califórnia, EUA, metade dos pacientes confundem este tipo de recomendação.

Problemas com a aderência ao tratamento medicamentoso são muito mais comuns do que se imaginava. Num inquérito recente realizado nos EUA, apesar de 87% dos entrevistados acharem que tomar remédios é algo importante para sua saúde, apenas metade deles tomavam sua medicação de acordo com a recomendação médica.

Pular doses, mudar a quantidade de comprimidos e tomar os medicamentos em horários diferentes do prescrito são alguns dos problemas mais frequentes encontrados pelos médicos, sendo responsáveis, só naquele país, por um gasto adicional de cerca de US$ 290 bilhões por ano.

Em geral, os pacientes são mais aderentes em condições agudas, como infecções urinárias e respiratórias, do que quando comparados a pacientes com problemas crônicos, como diabetes e hipertensão. De acordo com a mesma pesquisa, 59% das pessoas pararam de tomar seus medicamentos por se sentirem melhor e acharem que não era mais necessário continuar o tratamento, enquanto 25% pararam de tomar a medicação por não notarem mudança no quadro clínico. Ainda, 37% diziam-se preocupados com os efeitos colaterais e 24% consideravam os medicamentos muito caros.

Não existe estratégia única para que todos os pacientes tomem suas medicações da forma correta. Medidas simples parecem ser consenso: colocar as instruções e informações na parte de cima da receita com um tamanho maior que o nome do médico ou da instituição. Usar palavras da linguagem comum, ao invés de termos médicos, como, por exemplo, usar pressão alta no lugar de hipertensão. Escrever de forma clara e simples as precauções ou possíveis efeitos colaterais também parece ser uma medida efetiva. Para evitar confusões quanto a dosagens e horários, a recomendação é usar números ao invés de palavras e agendar um retorno precoce ou realizar contato telefônico após a instituição ou alteração de um medicamento para esclarecimento de dúvidas.
 
Desta forma, de acordo com os especialistas, “tomar 1 comprimido por boca de manhã e à noite” parece ser diferente e mais efetivo do que “tomar 1 cp VO 2x por dia”.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br