Notícias
 

Redução drástica do LDL é eficaz e segura para a prevenção de eventos cardiovasculares

Dra. Fernanda Seligmann Feitosa

Uma nova análise do estudo JUPIPTER demonstrou que os pacientes tratados com rosuvastatina que atingiram nível de LDL <50mg/dl obtiveram uma redução drástica do risco cardiovascular em comparação àqueles que mantiveram níveis de LDL >50mg/dl.

O estudo JUPITER , publicado em 2008, foi um importante marco para a prevenção primária cardiovascular. Neste ensaio, pacientes com risco intermediário para eventos cardiovasculares, com elevação da proteína C-reativa ultra-sensível (PCR-us >2mg/l), foram randomizados para receber rosuvastatina na dose de 20mg por dia ou placebo. Após seguimento de quase 2 anos, o uso de rosuvastatina foi capaz de reduzir significativamente o desfecho primário (composto por IAM não-fatal, AVC não fatal, hospitalização por angina instável, revascularização, e morte cardiovascular), uma redução de 44% em comparação ao grupo placebo.

Nesta análise post hoc, os participantes do grupo rosuvastatina foram subdivididos conforme o nível de LDL atingido (<50mg/dl ou > 50mg/dl). Foi demonstrado que os pacientes com nível mais baixo de LDL tiveram uma redução de 65% no desfecho primário quando comparados àqueles com LDL maior que 50mg/dl (HR 0,35; IC 95% 0,25-0,49; p trend <0,0001). Quando comparados ao placebo, os pacientes com LDL >50mg/dl tiveram redução menor e não significativa do desfecho primário (HR 0,76; IC 95% 0,57-1,00).

A redução de LDL a níveis abaixo de 50mg/dl também foi capaz de reduzir a mortalidade global em 46%, uma redução maior que aquela observada no estudo original (20%). Não houve correlação do resultado clínico com os níveis basais de LDL, com benefício mesmo naqueles pacientes que possuíam nível de LDL prévio menor que 70mg/dl.

Esta redução drástica do nível de LDL não foi acompanhada de aumento nos eventos adversos da medicação, com taxas similares de mialgia, fraqueza muscular e miopatia independente do nível de LDL atingido. Entretanto, a incidência de diabetes foi mais alta nos pacientes com níveis mais baixos de LDL em comparação àqueles que mantiveram LDL >50mg/dl (1,6 por 100 pessoas-ano vs 1,2 por 100 pessoas-ano, respectivamente). As taxas de eventos psiquiátricos, neoplasias, proteinúria, hematúria e insuficiência renal também foram equivalentes em ambos os grupos.

Este é um importante estudo que poderá embasar as próximas diretrizes para prevenção primária e secundária de doenças cardiovasculares. É provável que as entidades americanas e brasileiras passem a preconizar um controle lipêmico ainda mais rigoroso, com metas de LDL menores que 70 ou 50mg/dl para a prevenção de eventos cardiovasculares. Esta subanálise do JUPITER, além de enfatizar a premissa que quanto menor o nível de LDL maior a prevenção, também é contundente ao reafirmar que diminuir drasticamente os níveis de LDL, além de eficaz, é uma estratégia segura.

Referências:

Hsia J, MacFayden JG, Monyak J, Ridker PM. Cardiovascular event reduction and adverse events among subjects attaining low-density lipoprotein cholesterol <50 mg/dL with rosuvastatin. J Am Coll Cardiol 2011; 57: 1666-1675.

Ridker PM, Danielson E, Fonseca FAH et al. Rosuvastatin to prevent vascular events in men and women with elevated C-reactive protein. N Engl J Med 2008; 359:2195-2207.
 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br