Notícias
 

Abbott anuncia recall mundial do sistema MitraClip por problemas no sistema de liberação

Dr. Caio Fernandes

A empresa Abbott confirmou nesta semana que iniciará um recall mundial voluntário do dispositivo MitraClip por problemas no sistema de liberação. O clip é indicado para o reparo percutâneo da válvula mitral em pacinetes com regurgitação grave. Está liberado na Europa desde 2008 e, no momento, cerca de 3.000 pacientes já se submeteram ao procedimento. Nos EUA sua aprovação encontra-se em análise após a divulgação dos dados do estudo EVEREST II.

O porta voz da empresa divulgou a ocorrência de três incidentes nos quais o anel radiopaco, parte do sistema de liberação, soltou-se quando o cateter de introdução foi retirado. Em um caso o anel foi removido de forma percutânea, enquanto nos outros dois casos a remoção cirúrgica teve de ser realizada. Neste momento, dois dos pacientes receberam alta hospitalar, entretanto um paciente faleceu na Itália, dias após a retirada do anel.

A empresa diz não saber se o óbito foi relacionado ao procedimento, mas salientou que o MitraClip é tipicamente utilizado em pacientes muito graves, com múltiplas comorbidades, e que geralmente não são candidatos à cirurgia de troca valvar mitral pelo elevado risco de morte.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br