Notícias
 

Novo estudo com dronenarona suspenso pelo aumento do risco de eventos cardiovasculares

Autora: Dra. Thaís Pinheiro Lima

Revisado por: Dra. Fernanda Seligmann Feitosa

A empresa Sanofi anunciou recentemente a suspensão do estudo de fase IIIb denominado PALLAS1,2 ((Permanent Atrial fibriLLAtion outcome Study using dronedarone on top of standard therapy), que avaliava o uso da dronedarona em pacientes com fibrilação atrial permanente. Essa decisão foi baseada em análises dos bancos de dados pelos comitês adjudicador e de segurança, que observaram um aumento significativo de eventos cardiovasculares nos pacientes utilizando dronedarona.

A dronedarona (Multaq®), estudada previamente no ensaio clínico ATHENA3, é indicada para redução do risco de hospitalização por causas cardiovasculares em pacientes com fibrilação atrial paroxística, FA persistente ou flutter atrial, associado a outros fatores de risco (isto é, idade > 70 anos, hipertensão, diabetes, AVC prévio, diâmetro de átrio esquerdo maior que 50mm ou FEVE < 40%).

Já o estudo PALLAS comparava o uso de dronedarona na dose de 400mg, duas vezes ao dia, contra placebo em pacientes acima de 65 anos com fibrilação atrial permanente e pelo menos um fator de risco adicional para evento cardiovascular (TEP, IAM, DAC crônica documentada, AVC prévio ou ICC sintomática – exceto ICC classe IV ou classe III com descompensação recente – ou ainda a combinação dos fatores: idade acima de 75 anos, diabetes e hipertensão).

Os objetivos primários do estudo eram demonstrar a redução de um ou de ambos os eventos compostos: (1) Eventos cardiovasculares maiores (AVC, embolia arterial sistêmica, IAM ou óbito cardiovascular) e (2) Hospitalizações por causas cardiovasculares ou mortalidade global.

Em nota oficial à imprensa, o co-investigador Dr Stuart Connolly (McMaster University, Hamilton, ON) afirma que a decisão de encerrar o estudo não foi relacionada a qualquer evento adverso hepático, já que este é um efeito colateral importante já conhecido de estudos anteriores, o que provocou a emissão de alertas pelos órgãos reguladores dos EUA e Europa. Disse ainda que não poderia fornecer detalhes sobre os tipos de eventos cardiovasculares ocorridos, limitando-se a informar que houve um aumento significativo de eventos cardiovasculares maiores, tais como, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, embolia sistêmica e morte cardiovascular.

A dronedarona não está disponível ainda no Brasil, mas já é aprovada para comercialização na Europa e nos EUA desde 2009. Após a suspensão do estudo PALLAS por questões de segurança, resta-nos agora aguardar o posicionamento dos órgãos regulatórios americanos e europeus quanto à manutenção da sua aprovação nestes países.

Referências:

1. Pallas. A new outcomes trial with Multaq presentation. 4.14.10.

2. Trial information will be available in the near future via http://www.clinicaltrials.gov/

3. Page R, et al. Abstract 4097: Rhythm- and Rate-Controlling Effects of Dronedarone in Patients with Atrial Fibrillation: Insights From the ATHENA Trial. Circulation. 2008;118:S_827.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br