Notícias
 

Ondansetrona (Zofran®) pode provocar aumento do intervalo QT e do risco de arritmias

Autora: Dra. Thaís Pinheiro Lima

    O FDA divulgou uma revisão de segurança alertando aos profissionais de saúde quanto ao risco do medicamento ondansetrona (Zofran®) em prolongar o intervalo QT, inclusive aumentando a chance de desenvolver ritmos cardíacos anormais, incluindo arritmias potencialmente fatais como Torsades de Pointes. Os pacientes predispostos a esse quadro clínico são os portadores da síndrome do QT longo congênito, aqueles que usam medicamentos que possam prolongar o intervalo QT e também os que apresentam alguma doença levando a distúrbio metabólico, como hipocalemia e hipomagnesemia.

    A ondansetrona é uma droga da classe dos antagonistas dos receptores 5-HT3. Atualmente é utilizada para prevenir náuseas e vômitos principalmente nos pacientes em quimioterapia, radioterapia e em período pós operatórios. O FDA atualmente está revisando a bula do medicamento a fim de incluir este aviso, além de exigir que a GlaxoSmithKline, empresa detentora da marca Zofran®, realize um novo estudo determinando o risco do prolongamento do intervalo QT.

    A recomendação atual é para evitar o uso da ondasentrona nos pacientes com risco aumentado do prolongamento do intervalo QT e encorajar os profissionais e pacientes a relatarem à agencia nacional de saúde qualquer efeito adverso relacionado ao uso deste medicamento.

Referência: http://www.fda.gov/medwatch.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br