Notícias
 

Chocolate reduz risco de AVC

Autor: Dr. Ricardo C. Moraes

Referência: Larsson, Susanna C., Virtamo, Jarmo, Wolk, Alicja Chocolate Consumption and Risk of Stroke in Women J Am Coll Cardiol 2011 58: 1828-1829

    Muitas evidências apontam o amplo benefício do chocolate para o sistema cardiovascular. Com redução dos níveis pressóricos a curto prazo, melhora da função endotelial e plaquetária e diminuição da resistência a insulina. Somado a isso, os flavonóides encontrados no chocolate apresentam uma atividade antioxidante do LDL-colesterol.

    Pesquisadores estudaram uma coorte suíça de mulheres de um estudo mamográfico e dos registros de óbitos, e descobriram que o consumo regular de chocolate promoveu proteção contra o acidente vascular cerebral (AVC). Mais de 33.000 mulheres participaram de um estudo publicado em um relatório no Journal of American College of Cardiology, com seguimento de 10 anos, demonstrando que mulheres que consumiram chocolate de forma regular tiveram 12-27% menos risco de vários tipos de AVCs comparado as pacientes que não consumiam chocolate. Somado a isso, as únicas mulheres que tiverem benefícios significativos com redução do risco de AVC foram aqueles que consumiram quantidade maiores de chocolate - cerca de 66 gramas por semana ou equivalente a 1-2 barras de chocolate.

    Este estudo é um dos maiores estudos a investigar a relação entre o consumo de chocolate e AVC, ajudando a confirmar o que vários estudos menores sugeriram no benefício cardiovascular do chocolate. Em resumo, os resultados deste estudo demonstra sugerem que o consumo elevado de chocolate esta associado a redução do risco de AVC.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br