Notícias
 

Eli Lilly retira Xigris® de todos os mercados mundiais

Autora: Mônica Samuel Avila

    Após 10 anos de marketing (menos na Europa), U. S. Lab Lilly decidiu a retirada de Drotrecogina (Xigris), mais comumente conhecido como proteína C ativada, o mercado mundial após os resultados de PROWESS-SHOCK estudo foi realizado para confirmar a segurança e eficácia no tratamento de ode pacientes com choque séptico.

    Os resultados deste estudo mostram que não foi alcançado o objetivo principal de reduzir a mortalidade por todas as causas em 28 dias significativamente em pacientes tratados com drotrecogina alfa quando comparado ao grupo placebo (26,4% no grupo tratado com drotrecogina alfa em comparação com 24,2% no grupo placebo). O risco de hemorragias major foi semelhante nos dois grupos de pacientes (1,2% na comparação com drotrecogina alfa 1% no grupo placebo). Além disso, não alcançou o objetivo secundário de reduzir a mortalidade em pacientes com grave deficiência de proteína C.

    Os resultados deste estudo, já referido, levaram para o laboratório se retirar voluntariamente o medicamento do mercado. Todas as agências de segurança, tanto o FDA americano, europeu EMA, acataram a notícia e recomendam aos médicos que o tratamento com Xigris® não seja iniciado em novos doentes e que se deverão interromper os tratamentos em curso. As entidades que possuam todos os lotes deste medicamento em estoque não os poderão vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br