Notícias
 

O câncer supera a doença cardiovascular como principal causa de óbito no Canadá

Autora: Mônica Samuel Avila

Referência: Leading causes of death 2008. Statistics Canada; November 1, 2011.

    O câncer e as doenças cardíacas, as duas principais causas de morte em praticamente todo o mundo, foram responsáveis por pouco mais de metade (51%) das 238.617 mortes ocorridas no Canadá em 2008.

    Pela primeira vez, no entanto, o câncer ultrapassou as doenças cardíacas como causa mais prevalente de morte naquele país. Os dados foram publicados pela Statistics Canada em novembro de 2011 e demonstraram que o câncer foi responsável por 30% dos óbitos em 2008, seguido pelas doenças cardíacas (21%) e pelo acidente vascular cerebral (6%). Outras causas importantes, pela ordem, foram as doenças crônicas das vias respiratórias inferiores, as causas externas, o diabetes, a doença de Alzheimer, a gripe, a pneumonia, a insuficiência renal e o suicídio.

    Outro dado interessante é a diferença nas principais causas de morte quando são consideradas diferentes faixas etárias. Neste contexto, as doenças congênitas foram a principal causa de morte em menores de um ano de idade, as causas externas em pessoas entre 1 e 34 anos, o câncer nos indivíduos entre 35 a 84 anos e a doença cardíaca em pessoas com mais de 85 anos. Para os adultos jovens, com idades entre 15 a 24 anos, as três principais causas de morte foram os acidentes, o suicídio e o homicídio.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br