Notícias
 

Relação conflituosa entre a indústria farmacêutica e comitês de diretrizes

Autores: Dra. Monica Samuel Ávila e Dr. Bruno Paolino

Referência: Neuman, J. et al. Prevalence of financial conflicts of interest among panel members producing clinical practice guidelines in Canada and the United States: cross sectional study. BMJ 2011; DOI: 10.1136/bmj.d5621.

    O British Medical Journal apresentou, em 11 de outubro de 2011, um estudo com 14 comitês de diretrizes norte-americanos e canadenses sobre o rastreio e/ou tratamento da diabetes e da dislipidemia entre 2000 e 2011. O estudo observou a relação dos 288 membros desses comitês com a indústria farmacêutica, com o objetivo de analisar a presença de potenciais conflitos de interesse. O resultados da pesquisa foi publicado na versão online da revista.

    O estudo demonstrou que, das 14 diretrizes publicadas durante o período de observação do estudo, cinco (35,7%) não incluíram a declaração de potenciais conflitos de interesse de seus membros. Dos 288 participantes das diretrizes, 138 (48%) relataram conflitos de interesse no momento da publicação das diretrizes e 150 (52%) relataram que não tinham potenciais conflitos de interesses ou declararam não terem tido oportunidade de declará-los. Entre os 73 membros que declararam formalmente não ter nenhum conflito de interesse, 8 (11%) o apresentavam, identificados pelos pesquisadores através de outras fontes. Da mesma forma, entre os 77 membros que não tiveram a oportunidade de declarar publicamente seus conflitos de interesse nos documentos de diretrizes, quatro os possuiam. Portanto, no total, dos 288 participantes, 150 (52%) tinham potenciais conflitos de interesse, dos quais 138 os declararam formalmente e 12 não os declararam.

    Dos membros que declararam seus potenciais conflitos de interesse, 93% relataram ter recebido ações das empresas, honorários, taxas de palestras ou outros tipos de pagamentos. Os outros 7% relataram que apenas receberam fundos para pesquisa somente. Entre os participantes que declararam conflitos de interesses, 6 foram presidentes das suas comissões. As diretrizes patrocinadas pelo governo tiveram uma menor taxa de membros com conflitos de interesse, quando comparadas com as diretrizes custeadas por recursos não governamentais (15/92 [16%] vs. 135/196 [69%]; p,0,001).

    Portanto, o estudo demonstra que a taxa de conflitos de interesse relatada e, principalmente, a taxa não declaradas pelos membros de diretrizes para diabetes e dislipidemia são altas, além de haver uma proporção significativa de diretrizes que não declaram conflitos de interesse de seus membros. Esses dados levantam a discussão sobre a credibilidade das informações publicadas nas diretrizes e a melhor maneira de minimizar a interferência das indústrias farmacêuticas na natureza do conteúdo das diretrizes, que são baseados primordialmente nas melhores evidências disponíveis na literatura.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br