Notícias
ANVISA aprova a rivaroxabana para reduzir o risco de AVC em pacientes com fibrilação atrial
Autora: Dra Mônica Samuel Ávila
A Anvisa autorizou uma nova indicação terapêutica para a rivaroxabana. Com base em novos estudos e informações, a medicação, que tem como nome comercial Xarelto®, foi aprovada para prevenção de AVC, embolia pulmonar e sistêmica em pacientes com fibrilação atrial. A nova indicação inclui, ainda, o tratamento e a prevenção de episódios recorrentes de trombose venosa profunda e embolia pulmonar.
A rivaroxabana é o único anticoagulante oral aprovado no Brasil que oferece os benefícios de baixa interação medicamentosa, nenhuma interação alimentar e que não necessita de monitoramento do tempo de protrombina, considerações importantes quando o tratamento deve ser mantido por um longo período.
O medicamento foi liberado com a dose de 20mg uma vez ao dia (ou 15mg uma vez ao dia para pacientes com insuficiência renal de moderada a grave). A aprovação da rivaroxabana é baseada em importantes benefícios clínicos demonstrados no estudo de fase III ROCKET AF, cujos resultados foram publicados no The New England Journal of Medicine em agosto de 2011.
A rivaroxabana possui registro no Brasil desde 2009 e já era indicado para prevenção de tromboembolismo venoso em pacientes submetidos à cirurgia ortopédica de grande porte de membros inferiores.