Notícias
 

ABC é a única revista latinoamericana e no hemisfério sul com fator de impacto

Autor: Dr. Bruno Paolino

Referência: Taylor, J., Phill, M. The Brazilian Archives of Cardiology is the only cardiology journal in Latino America and the Southern hemisphere with an impact factor. Eur Heart J 2011; 32: 3057–63.

    Os Arquivos Brasileiros de Cardiologia foram um dos destaques da edição de janeiro da European Heart Journal. Através do quadro CardioPulse, a revista da sociedade europeia de cardiologia publicou uma matéria dedicada à história e à importância dos Arquivos, fundados em 1948 pelo Dr. Jairo Ramos e, portanto, o primeiro jornal de cardiologia da América do Sul e um dos primeiros da América Latina.

    A European Heart Journal destaca também o caráter internacional da revista, que, já no primeiro ano de publicação, publicou artigos de outros países da América Latina e do mundo, como o México e os Estados Unidos. Nos dias atuais, o Dr. Luiz Felipe Moreira, editor-chefe da revista, tem uma equipe de 14 editores-associados de vários países do mundo, incluindo o Dr. Fausto Pinto, de Portugal, e o Dr. Pedro Brugada, da Bélgica, além de uma equipe de 10 editores-associados brasileiros em diversas áreas da cardiologia, como cardiopatias congênitas, arritmias/marcapasso, cardiologia intervencionista, hipertensão, cardiologia clínica, pesquisa básica e estatística. Esta fórmula fez com que os Arquivos Brasileiros de Cardiologia recebessem, no ano passado, o seu primeiro fator de impacto do Index Medicus, que está em 1,3. É a primeira revista da América Latina e do hemisfério Sul a alcançar um fator de impacto.

    Atualmente, os Arquivos Brasileiros de Cardiologia recebem submissões de todos os pontos do mundo, apesar da maioria ainda ser enviada do Brasil. A revista recebe anualmente uma média de 500 artigos, a maioria de pesquisas originais, além de artigos de revisão e relatos de caso. São publicados cerca de 30% dos artigos submetidos. Os planos são de aumentar o número de publicações de pesquisadores de outros países. O Dr. Luiz Felipe Moreira, o primeiro cirurgião torácico a se tornar editor-chefe dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, trabalha para aumentar ainda mais a internacionalização da revista e crescer como uma das publicações mais importantes em alguns dos países que mais se desenvolvem na ciência.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br