Notícias
 

Pesquisas sobre o benefício cardiovascular do vinho tinto foram fraudadas

Autora: Dra. Mônica Samuel Avila

    O Dr. Dipak K. Das, diretor do Centro de Pesquisa Cardiovascular da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, foi considerado culpado por falsificar dados de pesquisas sobre os benefícios do vinho tinto. A universidade encontrou evidências de que o Dr. Dipak falsificara os artigos que demonstravam os benefícios cardiovasculares do vinho tinto relacionados ao resveratrol, encontrado na composição da bebida.

    A investigação se iniciou a partir de uma denuncia anônima em 2008 e durou 3 anos. Como resultado do processo, a universidade congelou todas as pesquisas no laboratório de Dipak e recusou US$ 890.000,00 em verbas federais atribuídas ao cientista. Os 11 jornais que publicaram reportagens referentes aos estudos também já foram notificados.

    O Resveratrol estava em evidência nos estudos que avaliam o mecanismo dos benefícios cardiovasculares do vinho tinto. Estes indícios culminaram, inclusive, em um encontro internacional sobre o Resveratrol, na Dinamarca, em 2010. O próximo encontro já estava agendado e seria na Índia, em dezembro de 2012.

    Apesar da polêmica, vários outros pesquisadores demonstraram os benefícios do resveratrol com dados convincentes. Entretanto, as evidências ainda não são consistentes o suficiente para recomendar a administração em humanos. Com a notícia da fraude, o destino das pesquisas futuras e do encontro na Índia ainda é incerto. O que há de certo é que muitas publicações ainda serão necessárias para certificar os benefícios do vinho tinto.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br