Notícias
 

Controle glicêmico para todos

Autora: Dr.Ricardo C. Moraes

A nova diretriz da Sociedade Americana de Endocrinologia publicada em Janeiro de 2012 no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, correlacionou a hiperglicemia com um maior do tempo de internação, na incidência de infecções e mortalidade em pacientes considerados não críticos. E recomenda a mensuração da glicemia para todos os pacientes admitidos no hospital. A hiperglicemia afeta de 32 a 38% dos pacientes internados, mesmo na ausência de antecedente de diabetes.

O melhor controle glicêmico esta associado a menores complicações intra hospitalares em pacientes clinicos e cirúrgicos. O objetivo desta recomendação é triar pacientes com hiperglicemia e poder dar continuidade no acompanhamento e tratamento ambulatorialmente. Os principais pontos destas recomendações são:

* Todos os pacientes devem ser submetidos a dosagem de glicemia, independente de diagnóstico prévio de diabetes, na admissão hospitalar.

* Nos pacientes sabidamente diabéticos ou com intolerância a glicose, uma dosagem de hemoglobina glicada deve ser realizada.

* O nível glicêmico alvo deve ser < 180 mg/dL para todos os pacientes e em pacientes com uso de hipoglicemiantes orais os níveis devem ser <100 mg/dL.

* Os alvos glicêmicos devem ser modificados conforme o estato clinico e pacientes com doenças terminais, baixa expectativa de vida ou com risco de hipoglicemia, o alvo deve ser < 200 mg/dL

* Para prevenir a hiperglicemia perioperatória, todos os pacientes com diabetes tipo 1 e a maioria com diabetes tipo 2, devem ser tratados com insulina endovenosa contínua ou insulina basal subcutânea mais bolus conforme controle.

Essas recomendações foram estabelecidas pelas American Diabetes Association, American Heart Association, American Association of Diabetes Educators, European Society of Endocrinology e Society of Hospital Medicine.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br