Notícias
 

Grande estudo com o inibidor da CETP dalcetrapibe é interrompido

Autor: Dr. Humberto Graner Moreira

         O laboratório Roche interrompeu o estudo de fase 3 dal-OUTCOMES , envolvendo o dalcetrapibe. Análise preliminar deste estudo indicou que esse novo inibidor da proteína transferidora de ester colesteril (CETP) não foi capaz de reduzir significativamente os eventos cardiovasculares adversos.

         Estudos anteriores com o dalcetrapibe, o dal-PLAQUE e o dal-VESSEL, ambos de fase II, mostraram que o dalcetrapibe era seguro e aumentava o HDL em até 30%, o que motivou a realização do trial dal-OUTCOMES. Este foi um grande ensaio clínico com desfechos de morbidade e mortalidade previsto para incluir cerca de 16.000 pacientes com doença coronariana estável ou síndrome coronariana aguda recente. O dalcetrapibe era acrescentado on-top à terapia médica padrão e controlado por placebo. Apesar da falta de benefício aparente, a empresa afirma que não houve problemas de segurança nessa análise interina.

         As esperanças, contudo, em relação à eficácia dos inibidores da CETP não cessam por aqui. Ao passo em que estudos preliminares mostraram um discreto aumento do HDL com o dalcetrapibe, outros inibidores da CETP como o evacetrapibe e anacetrapibe foram capazes não só de aumentar mais intensamente o HDL, em mais de 100%, como também reduzir o LDL em até 35% a 40%. São esperados resultados de estudos de fase III envolvendo estes dois medicamentos citados antes de condenar a estratégia de inibir a CETP no controle de dislipidemia e prevenção de eventos aterotrombóticos.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br