Notícias
 

Nova medicação para o tratamento da obesidade é aprovada nos EUA - Lorcaserin

Autor: Dra. Mônica Samuel Avila


O FDA (US Food and Drug Administration) aprovou um novo medicamento, o lorcaserin, para ser utilizado em associação ao controle dietético e à atividade física no tratamento da obesidade.

O lorcaserin é um agonista do receptor 2C da serotonina, cuja ativação promove uma maior sensação de saciedade após a ingestão de pequenas quantidades de alimentos, levando o indivíduo a comer menos.

A droga foi liberada para uso em adultos com índice de massa corpórea (IMC) maior ou igual a 30 ou IMC maior ou igual a 27, associado a uma ou mais das seguintes condições: hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2 ou dislipidemia.
 
A eficácia da medicação foi avaliada em um estudo randomizado que incluiu 8.000 pacientes obesos ou com sobrepeso e diabetes tipo 2, tratados por 52 a 104 semanas. A medicação foi administrada em associação a mudanças do estilo de vida (dieta e exercício físico) e promoveu uma perda de peso que variou entre 3 e 3,7% do peso inicial. O tratamento com o lorcaserin foi associado com melhora do controle glicêmico nos pacientes com diabetes tipo 2.
 
Os medicamentos agonistas do receptor 2B da serotonina já foram testados no passado, sendo efetivos na perda de peso, porém com uma incidência maior de doença valvar cardíaca. O lorcaserin não ativa o receptor 2B da serotonina e todos os pacientes avaliados no estudo foram submetidos a avaliação cardiológica através de ecocardiograma, sem evidências de anormalidades valvares, porém a medicação não foi testada em pacientes com doença valvar grave.
 
O lorcaserin é contra indicado em gestantes e pode causar alguns efeitos colaterais graves como síndrome serotoninérgica e distúrbios de memória ou da atenção. Entre os efeitos colaterais mais comuns em não diabéticos podemos destacar: cefaleia, tonturas, fadiga, náusea, boca seca e constipação. Nos diabéticos os eventos adversos mais vistos são: hipoglicemia, cefaleia, dor lombar, tosse e fadiga. A bula aprovada recomenda que a droga seja descontinuada se não houver perda de 5% do peso após 12 semanas de tratamento.
Atualmente a única droga aprovada para o tratamento da obesidade é o orlistat, que foi aprovado pelo FDA em 1999.

Veja mais sobre o locarserin aqui:
Uma nova droga para emagrecimento: Lorcaserin
(http://cientifico.cardiol.br/cardiosource2/cardiologia/int_artigo23.asp?cod=124)
Fonte:http://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm309993.htm?utm_campaign=Google2&utm_source=fdaSearch&utm_medium=website&utm_term=lorcaserin
&utm_content=4 
 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br