Notícias
 

O Desemprego é um Fator de Risco para Infarto Agudo do Miocárdio.

Autor: Glaucilara Reis

Instabilidade no emprego é uma fonte de estresse e tensão que afeta cada vez mais adultos norte-americanos. Pouco se sabe sobre os efeitos da perda de emprego e do desemprego nos riscos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Um estudo recente sobre saúde e aposentadoria avaliou a associação entre as diferentes dimensões do desemprego e os riscos de IAM. Um total de 13.451 adultos norte-americanos, entre 51 e 75 anos de idade, média de 62 anos, foram entrevistados entre 1992 a 2010.

Ocorreram 1061 casos de IAM (7,9%). Cerca de 14% dos indivíduos estavam desempregados no início da pesquisa e 69,7% tinham um ou mais antecedente de relato de perda de emprego. Após análise multivariada, evidenciou-se que o risco de infarto foi 35% maior entre os desempregados quando comparados àqueles que nunca perderam o emprego. Além disso, o risco aumentou muito com a recorrência de uma demissão, de 22% para 63%.

O estudo demonstrou, portanto que a perda do emprego é um fator desencadeante/deflagrador para o infarto agudo do miocárdio, provavelmente devido ao estresse causado pela demissão.

Fonte: Arch Intern Med. 2012;1-7-Published online November 2012

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br