Notícias
 

A solidão pode aumentar o risco cardiovascular

Autor: Dra. Mônica Samuel Avila

A solidão é uma forma de estresse que piora a qualidade de vida em pessoas idosas. Estudos publicados recentemente demonstraram que a solidão em idosos está associada com aumento do risco de óbito e aumento do risco cardiovascular.
 
O estudo REACH avaliou indivíduos que moravam sozinhos e observou uma associação com aumento da mortalidade e do risco cardiovascular (morte de causa cardiovascular, infarto ou AVC). O estudo teve um seguimento de 4 anos e quando fez uma análise entre as idades, o risco de mortalidade e risco cardiovascular (CV) foi maior naqueles indivíduos entre as idades de 45 a 65 anos, 66 a 80 anos, mas isso não foi observado nos pacientes acima de 80 anos.

Outro estudo, que também avaliou a relação entre solidão e declínio funcional e morte, incluiu pacientes acima de 60 anos. A idade média dos pacientes foi de 71 anos e a solidão esteve associada com dificuldade de realização das atividades diárias, declínio de mobilidade, dificuldade de andar no aclive e morte.
 
Os estudos sugerem que morar sozinho não é associado diretamente com a DCV, mas leva a uma série de eventos que levam à piora da qualidade de via e podem levar à morte, alem dos pacientes demorarem mais para procurar ajuda médica quando apresentam algum sintoma.

As soluções apresentadas se baseiam em acompanhamento psicológico desses indivíduos para que os mesmos tenham uma maior inclusão social, e um acompanhamento médico a fim de detectar aqueles pacientes sob maior risco, a fim de instituir acompanhamento mais rigoroso.

Referências:
1. Udell JA, Steg PG, Scirica BM, et al. Living alone and cardiovascular risk in outpatients at risk of or with atherothrombosis. Arch Intern Med. 2012;172 (14):1086-1095.
2. Perissinotto CM, Stijacic Cenzer I, Covinsky KE. Loneliness in older persons: a predictor of functional decline and death. Arch Intern Med. 2012;172
3. JAMA Intern Med 2013;Jan 14:[Epub ahead of print]

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br