Notícias
 

FDA alerta sobre risco de arritmias fatais com azitromicina!

Autora: Dra. Glaucylara Reis Geovanini

Em 12 de março de 2013, a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, o FDA (Food and Drug Administration) publicou um alerta sobre o risco de arritmias fatais com uso da azitromicina.

Como este antibiótico macrolídeo pode prolongar o intervalo QT e propiciar a ocorrência de Torsade de Pointes, um taquiarritmia ventricular polimórfica que geralmente causa instabilidade hemodinâmica e até parada cardíaca, o FDA reforça atenção para sua prescrição em pacientes com risco de desenvolver arritmias cardíacas como: aqueles que já possuem intervalo QT prolongado, apresentam baixos níveis sanguíneos de potássio e magnésio, são portadores de bradicardia e fazem uso de drogas anti-arrítmicas.

No alerta é ressaltado um estudo publicado em 17 de maio de 2012 no New England Journal of Medicine que avaliou o risco dos antibióticos azitromicina, amoxicilina, ciprofloxacina (CIPRO) e levofloxacina (Levaquin) de prolongar o intervalo QT. O estudo reportou um aumento de mortes cardiovasculares em pessoas em uso de azitromicina (Zithromax) por cinco dias, comparado a outros antibióticos como amoxicilina e ciprofloxacino, e risco semelhantes naqueles tratados com levofloxacino.

Portanto, o FDA propõe mais estudos sobre o tema, a constante atualização da classe médica e do público em relação aos riscos cardíacos da azitromicina e também alerta que outros macrolídeos como claritromicina e eritromicina, apesar de não terem sido testados em estudos, também possuem um alerta nas suas bulas sobre o risco cardiovascular.

Fonte: http://www.fda.gov

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br