Notícias
 

Dilema sobre o uso de nova droga anti-obesidade

Autora: Dra. Glaucylara Reis Geovanini

A agência europeia de medicamentos rejeitou pela segunda vez o uso da droga Qsiva no tratamento da obesidade. Este é um medicamento composto por duas substâncias: fentermina ,que é um derivado da anfetamina e o topiramato, que é um anti-convulsivante, com principal alvo terapêutico na redução do apetite. A fentermina age principalmente na liberação da noradrenalina na região do hipotálamo e o topiramato tem efeito como estabilizador do humor e assim com ação no controle do apetite.

Devido aos efeitos cardiovasculares de elevação da pressão arterial e taquicardia (causados pela fentermina) e dos relatos de depressão , ansiedade e alterações cognitivas(causados pelo topiramato), a conclusão da análise da nova droga foi de que os benefícios do uso do medicamento são pequenos comparado aos seus riscos.

A princípio, as indicações da medicação eram para pacientes obesos com IMC (Índice de Massa Corpórea) ≥35 kg/m2ou IMC ≥ 30 kg/m2 associado a doenças relacionadas ao peso como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e dislipidemia. Os Estados Unidos, através do FDA (Food and Drug Administration) aprovaram a droga em julho de 2012, sendo comercializada com o nome de Qsymia. No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda não aprovou a comercialização do medicamente.

Fonte: http://http://www.ema.europa.eu

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br