Notícias
 

Prevenção de Doença Cardiovascular com a Dieta do Mediterrâneo

Autora: Dra. Mônica Samuel Avila

Foi publicado recentemente um artigo sobre os efeitos benéficos da dieta do mediterrâneo na prevenção da doença cardiovascular (DCV). A dieta do Mediterrâneo é caracterizada pela alta taxa de óleo de oliva, nozes, vegetais e cereais, moderada ingestão de peixe e aves e baixa ingestão de laticínios, carne vermelha, carne processada e doces, além de vinho em moderada quantidade nas refeições.

O estudo foi randomizado para testar a eficácia de duas dietas do mediterrâneo, uma com adição de óleo de oliva extra virgem e a outra com complementação de nozes, em comparação com uma dieta controle (de baixa caloria), na prevenção primária de DCV.

De outubro de 2003 a junho de 2009 foram randomizados 7.447 indivíduos em três grupos: grupo Mediterrâneo com óleo (n=2.543), grupo Mediterrâneo com nozes (n=2.454) e grupo controle (n=2.450). Após dois anos houve uma perda de seguimento de 7%. A taxa de desistência foi de 11,3% no grupo controle e 4,9% nos grupos Mediterrâneo.

A aderência à dieta foi semelhante nos três grupos. Os participantes dos dois grupos da dieta do Mediterrâneo tiveram maior ingestão de peixe e legumes em relação ao grupo controle.

Após um tempo médio de seguimento de 4,8 anos, 288 indivíduos apresentaram eventos cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio, AVC, morte por DCV), sendo 96 no grupo mediterrâneo com óleo, 83 no grupo com mediterrâneo com nozes e 109 no grupo controle, com diferença estatisticamente significante (p=0,015) e uma redução do risco relativo de 30%.

Já existem outros estudos que demonstraram os benefícios da dieta do mediterrâneo para a prevenção de DCV, tanto primária como secundária. Essas evidências consolidam a dieta rica em óleo de oliva e nozes como excelentes opções para indivíduos saudáveis e cardiopatas.

Referência: Ramón Estruch et al, primary prevention of cardiovascular disease with a mediterranean diet. February 25, 2013doi: 10.1056/nejmoa1200303.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br