Notícias
O FDA aprova o complexo protrombínico para reversão da anticoagulação em adultos com sangramento
Autora: Dra. Mônica Samuel Avila
O FDA (Food and Drug Administration), órgão que controla os medicamentos no Estados Unidos, aprovou um produto derivado do plasma, o compelxo protrombínico humano (Kcentra) para a reversão urgente da anticoagulação devido a uso de antagonistas da vitamina K em adultos com sangramentos maiores agudos. Até o momento, o único produto aprovado para este fim era o Plasma Fresco.
Os antagonistas da vitamina K são utilizados para prevenção de fenômenos tromboembólicos em pacientes com fibrilação atrial ou prótese valvar mecânica e podem aumentar o risco de sangramento.
A agência optou pela aprovação do produto após a publicação de um estudo com 216 pacientes em uso de antagonistas da vitamina K e que apresentaram sangramento agudo. Este estudo demonstrou que o uso do complexo protrombínico foi similar ao plasma fresco em tempo de cessar o sangramento.
Assim como o plasma fresco, o Kcentra pode ser utilizado em conjunto com a administração de vitamina K, porém, diferentemente do plasma, não requer tipagem sangüínea, podendo ser realizado mais rapidamente e também com administração de menor volume.
O complexo protrombínico pode aumentar o risco de trombose, por isso o FDA deixa um alerta no qual todo paciente que receber o complexo deve ser monitorado para eventos embólicos.
Referencia:
http://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm350026.htm