Notícias
 

Resultados preliminares de vacina contra dengue são noticiados


A Sanofi Pasteur revelou resultados preliminares de um estudo fase III utilizando uma vacina contra dengue. Conforme noticiado, o estudo observador-cego e multicêntrico randomizou entre 2011 e 2013 mais de 10.000 crianças em zonas endêmicas de dengue na Ásia para receberem a vacina ou placebo. Foram aplicadas 3 doses da vacina (ou placebo) com intervalo de 6 meses entre cada uma. Observou-se uma redução de 56% dos casos de dengue nos indivíduos que receberam a vacina, atingindo o desfecho primário de diminuição de dengue confirmada após 28 dias da 3a dose. Segundo informações da Sanofi Pasteur, a vacina apresenta proteção contra os 4 subtipos da dengue, porém não há resultados contra eficácia para cada subtipo.

Ainda não publicado e nem apresentado em reuniões cientificas, esse é o primeiro estudo de fase 3 utilizando uma vacina contra a dengue. Em 2002, um estudo fase II publicado no Lancet mostrou os resultados de uma vacina contra dengue tipo 4 no qual a redução de casos de doença foi de apenas 30%.

A Sanofi Pasteur revelou que aguardará os resultados no terceiro trimestre de 2014 de outro estudo fase III realizado na América Latina – inclusive no Brasil - com cerca de 20.000 indivíduos para enviar às agencias regulatórias de diversos países a possiblidade de utilização da vacina em larga escala com previsão para o final de 2015.

Em 2013, um milhão e meio de casos de dengue foram confirmados no Brasil. A mortalidade da doença gira em torno de 1%.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br