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Dados de morte por poluição assustam grandes metrópoles brasileiras
Autor: Dr. Bruno Paolino
Dados do Instituto Saúde e Sustentabilidade, instituição ligada à Universidade
de São Paulo, mostram que a poluição é importante causa de mortalidade no Rio de
Janeiro e em São Paulo. No ano de 2011, a poluição foi responsável por mais de
20 266 mortes em ambos os estados, número quase 2 vezes maior que o número de
mortes relacionadas a acidentes de trânsito, que somaram pouco mais de 11 mil
indivíduos mortos no mesmo período. Provavelmente, o número de mortes
relacionadas à poluição nos dois estados devem superar o de mortes por câncer de
mama e próstata nas próximas décadas. A maioria dos casos de mortes relacionadas
à poluição ocorrem por infecções respiratórias, exacerbações de doenças
pulmonares e o câncer de pulmão.
Apesar dos esforços dos governos federal e estaduais em diminuir a poluição
produzida pelos automóveis, estes continuam a ser os grandes produtores da
poluição nas grandes metrópoles, responsáveis por 77% da poluição paulista e 90%
da poluição fluminense. O estado do Rio de Janeiro foi o primeiro estado da
federação a instituir a vistoria anual com medição dos poluentes expelidos pela
frota. O estado de São Paulo também instituiu a mesma estratégia e o governo
federal regulamentou leis cada vez mais estritas para a fabricação de motores no
país. Isso fez com que os carros fabricados nos dias de hoje poluam pelo menos
30% menos que os automóveis produzidos no início do século.
No entanto, com a preferência governamental dada ao transporte individual e o
aumento da frota de veículos, a carga de CO2 e gases do efeito estufa nos
grandes centros continua aumentando nos últimos anos. O governo brasileiro
investiu em renúncia do imposto para produtos industrializados (IPI) mais que o
dobro dos investimentos em transportes públicos. Além disso, os investimentos em
transportes públicos dão preferência ao modo rodoviário, com a construção de
rodovias, avenidas e corredores de ônibus, em detrimento de construção de linhas
de transporte sobre trilhos. Para reverter esta questão, os governos estaduais
estão investindo maciçamente (ainda que aquém do necessário) em transporte
metroferroviário e o governo federal lançou um programa que condiciona a
renúncia do IPI aos carros pouco poluentes.