Notícias
 

Dose de zolpidem deve ser diferente para homens e mulheres

Autor: Dr. Bruno Biselli

Seguindo orientação do Food and Drug Administration (FDA), os fabricantes da medicação zolpidem colocaram um alerta nas embalagens com a observação de que a droga deve ser prescrita em doses mais baixas para mulheres do que para homens. O alerta do FDA orienta que a dose inicial de zolpidem deve ser de 5mg, podendo ser titulada até 10mg, nas mulheres. Nos homens, pode-se até considerar a dose inicial de 5mg, mas a dose convencional se mantem em 10mg.

A mudança foi feito pois foi verificado que o zolpidem, utilizado como indutor de sono e no tratamento de insônia, apresenta em alguns pacientes – principalmente mulheres – níveis séricos elevados na manhã seguinte à utilização da droga, prejudicando atividades que requerem atenção e aumentando, por exemplo, o risco de acidentes automobilísticos.

A observação que as mulheres necessitam de mais tempo para metabolizar o zolpidem, e portanto, este deve ser prescrito em doses menores que em homens é um fato inédito nos EUA. As pesquisas clínicas sempre acreditaram que a metabolização de drogas em homens e mulheres seriam iguais. Historicamente, inclusive, muitos estudos com novas drogas foram realizados somente em homens e animais machos, para se evitar a “interferência” do ciclo menstrual da mulheres nos resultados dos experimentos. Esse fato abre uma ampla discussão quanto aos estudos futuros, nos quais os fabricantes deverão estudar a metabolização de drogas separadamente em homens e mulheres para a obtenção de suas doses ótimas.

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2009 | Sociedade Brasileira De Cardiologia | Tecnologia@cardiol.br