Histórico do Projeto Pastoral Nacional da Saúde da CNBB e Sociedade Brasileira de Cardiologia/Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial: TRATAR A PRESSÃO ALTA É UM ATO DE FÉ NA VIDA / 26/04/2008 e 2009

Após assistir no último dia do "American Heart Association" -2007, junto com nosso amigo Marco Antonio Mota Gomes – AL, a aula Spirituality and Medication Adherence in Older African American Adults Diagnosed with Hypertension: A Qualitative Study" feita pela Enf. Lisa M Lewis, da University of Pennsylvania School of Nursing, Philadelhia, PA, onde ela mostrou em um pequeno grupo, 21 pacientes, uma melhora na adesão ao tratamento antihipertensivo em idosos "African American", que tinha uma religiosidade mais desenvolvida.

Surgiu à idéia de no dia 26/04/2008, fazer um dia nacional ecumênico de combate à hipertensão, imaginando que se cada dirigente religioso das mais diferentes crenças falasse da importância de todos medirem a sua pressão e que quando tivessem diagnóstico de hipertensão seguissem o tratamento adequadamente, teríamos um grande impacto.

Acredito que neste ano com o trabalho conjunto das Sociedades Brasileiras de Hipertensão, Cardiologia (DHA e FUNCOR), Nefrologia e a Federação Nacional das Associações de Pessoas com Hipertensão Arterial (FENAPHA), apoiadas pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Associação Médico Espíritas do Brasil (AME-BRASIL), Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Ministérios da Saúde e várias indústrias realizaram se a maior campanha de esclarecimento da população sobre o impacto da hipertensão arterial na morbidade e mortalidade cardiovascular em nosso país.

Diferentemente dos anos anteriores, as ações aconteceram durante todo o mês de abril. Integraram a programação: capacitação da rede pública de saúde e educação, medição de pressão, glicemia, colesterol e circunferência abdominal, palestras e distribuição de material educativo. As atividades tiveram ampla cobertura da mídia. E em São Paulo, todos os presidentes das entidades envolvidas, além da presidente da Sociedade Americana de Hipertensão, Suzanne Oparil, participaram da caminhada de enceramento organizada pelas entidades parceiras. Aconteceram eventos em todo o Brasil, com participação das regionais da SBC, SBH e SBN, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Entidades Religiosas, Ligas e Associações de Pessoas com Hipertensão Arterial.

Após reunião em Brasília, Dom Dimas Lara Barbosa, Secretário Geral da CNBB, sugeriu-se criar uma política de longo prazo para o enfrentamento dos fatores de risco cardiovascular, com a participação das Sociedades Brasileira de Cardiologia (SBC), Hipertensão (SBH), Nefrologia (SBN), Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conselho Nacional da Igrejas Cristãs (CONIC), Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Associação Médico Espíritas do Brasil (AME-BRASIL), Ministérios da Saúde, da Educação, dos Assuntos Estratégicos e a Federação Nacional das Pessoas com Hipertensão Arterial (FENAPHA) em reunião programado para o dia 27/05, na sede da Organização Panamericana da Saúde, em Brasília.

A iniciativa é resultado da campanha inter-religiosa realizada pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial: "Tratar a pressão alta é um ato de fé na vida" . A idéia é, bem como ocorreu na campanha, aliar à comunidade científica as entidades religiosas, o governo (3 níveis de gestão) e toda a sociedade com a finalidade de ampliar o movimento, definindo uma agenda de atuação de longo prazo, que não tenha solução de continuidade, que muitas vezes acontecem nas mudanças de governo.

Esta proposta faz-se necessária, pois há 30 anos, as doenças do coração são as principais causas de morte no Brasil, sendo necessário colocar o tema na pauta do gestor de saúde, independentemente do governo de plantão.

Após anos tentando recursos com o Ministério da Saúde, para implantação do projeto que passou pelas gestões dos Drs. Antônio Carlos Palandri Chagas, Jorge Ilha, e parte da gestão do Dr. Jadelson Andrade, sem sucesso, resolvemos fazer a Qualificação das Lideranças da Pastoral Nacional da Saúde, aproveitando um encontro que fariam em São Paulo.

Contando com apoio de nosso Presidente Jadelson Andrade, Gestão 2012-2013, Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Executivo da CNBB, Sr. Sebastião Geraldo Venâncio, Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde da CNBB, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Programa AGITA SÃO PAULO e o colegas Nut. Adriana Avila, Dra. Carla Lantieri, Dra. Márcia Nery, Dr. Mario Bracco, Dr. Márcio Sousa, Dr. Raul Dias dos Santos Filho, Dr. Rui Ramos e agradecemos à todos, foram qualificados como multiplicadores, quase 200 lideranças da PNS-CNBB, que vão repassar para os 100 mil Agentes da Pastoral da Saúde, que atuam nas 15 mil paróquias da Igreja Católica, sobre todos os fatores de risco para doenças cardiovasculares .

Agradecimentos especiais para Dr. André Luiz Oliveira, ex Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, ex - Secretário Executivo da CNBB, Dr. Décio Mion Jr., Dr. Rui Ramos, Dr. Geniberto Paiva Campos e Romero Barbosa, que começaram este sonho conosco, a toda a equipe da SBC-SP, Sra. Gislaine Porto, Mariana Martins e Danielle Rocha, Gerencia de TI da SBC Sr. Orlando Castro, Isabel Coronel e equipe.

Forte abraço

Carlos Alberto Machado
Diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia 2012-2013

Fotos da História do Projeto SBC-DPSC e PNS-CNBB

Desenvolvido pela Tecnologia da Informação e Comunicação da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2013 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br