Centro de Carreira Profissional da SBC




image01


Notícia

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença de Chagas está sob consulta pública até 23/08


Notícia

Nota de Esclarecimento sobre Reportagem na Revista Superinteressante


Notícia

Projeto de Lei do Senado nº 165, de 2017

Notícia

Consulta Pública sobre carreira de médico de Estado continua aberta





Vídeo1

Assista ao comentário do Dr. Evandro Tinoco Mesquita sobre Qualidade Assistencial

Vídeo2

Assista ao comentário do Dr. Evandro Tinoco Mesquita sobre Burnout





Mensagem

Por Dr. Evandro Tinoco Mesquita

O desafio do cardiologista contemporâneo é liderar times de alto desempenho, promover cuidados cardiovasculares de excelência e de forma segura para os pacientes. A liderança do cardiologista na prestação do atendimento cardiovascular envolve aprimoramento contínuo (educação continuada e treinamentos) aliado a novas competências como comunicação efetiva, conhecimento sobre legislação ligadas a segurança do paciente (RDCs), bioética, trabalho em equipe e gestão médico-assistencial e aspectos ético-legais, administrativos e da vida associativa.


A prática do cardiologista tem se tornado cada vez mais complexa frente a transição da nossa sociedade decorrente de diferentes tipos de mudanças demográficas, epidemiológicas, culturais, nutricionais, geracionais e tecnológicas. Portanto, o cardiologista especialista pela SBC deve ser reconhecido como um profissional que gera valor para o paciente e para a sociedade ao estar comprometido com essas boas práticas (diretrizes da SBC), aperfeiçoamento contínuo e compromissado na prevenção, tratamento, reabilitação e na promoção de ações junto à comunidade.

A qualidade assistencial no século XXI está embasada no indissociável compromisso com a segurança do paciente e, certamente, a presença de um profissional certificado e associado à SBC. Ao longo da história da SBC, temos envolvido o cardiologista com as ações de educação continuada, implementação das nossas diretrizes, na participação dos nossos registros e na melhoria da saúde cardiovascular em nossas regiões e em nosso país.

Em resumo, não haverá qualidade assistencial cardiovascular sem que a liderança do cardiologista seja valorizada e reconhecida e através de ações que reforcem a segurança do paciente e do emprego das melhores práticas assistenciais.

Diretoria de Qualidade Assistencial

Diretor: Evandro Tinoco Mesquita

Representantes Regionais

  • DQA/AL
    Carla Fernanda Vieira Barbosa Camelo
  • DQA/AM
    Kátia do Nascimento Couceiro
  • DQA/BA
    Mauricio Alves Barreto
  • DQA/CE
    Nilson Moura Fé Filho
  • DQA/DF
    Maria Tereza P. Carnaúba Filha
  • DQA/ES
    Paulo Roberto Angelete Alvarez Bernardes
  • DQA/GO
    Flavio de Souza Veiga Jardim
  • DQA/PI
    Wildson de Castro Gonçalves Filho
  • DQA/PR
    Walmor Lemke
  • DQA/RJ
    Viviane Belidio Pinheiro da Fonseca
  • DQA/RN
    Valtécio Alves de Sousa Junior
  • DQA/MA
    Denilson Menezes Almeida
  • DQA/MG
    Ricardo Wang
  • DQA/MS
    Leonardo Simões da Silva
  • DQA/MT
    Daniel Bouchabki de Almeida Diehl
  • DQA/PA
    Wesley D. Severino de Melo
  • DQA/PB
    Adriano Nunes
  • DQA/PE
    Silvana Maria Daconti
  • DQA/RN
    Valtécio Alves de Sousa Junior
  • DQA/RO
    Andrei Leonardo Freitas de Oliveira
  • DQA/RS
    Maurício Pimentel
  • DQA/SC
    Daniel Medeiros Moreira
  • DQA/SE
    Adelle Cristine Lima Cardozo
  • DQA/SP
    Fernando Augusto Alves da Costa
  • DQA/TO
    Marcos Renato Herrera
  • DQA/NNE
    Regina Coeli Marques

Fale com a Diretoria de Qualidade Assistencial